Acesse a conta on-line com mais praticidade no app Ailos
Abrir no Aplicativo

Fechar

Menu
Início do Conteúdo

Regularização do Exame Toxicológico 2023 🚚

Motoristas tem até o dia 28/12 para realizar exame toxicológico  

O prazo para a regularização do exame toxicológico, obrigatório para todos os motoristas profissionais das categorias C, D e E, acaba no próximo dia 28/12/2023 

Após esse período, aqueles que não realizarem o exame dentro do prazo poderão arcar com multa de R$ 1.467, 35 e sete pontos na CNH. Também voltam a valer as multas de condutores que estão com o teste vencido. 

O novo prazo foi estabelecido pela Lei n° 14.599/2023, que também estabelece a nova validade do exame, passando para 30 meses (dois anos e seis meses) a partir da obtenção ou da renovação da CNH. 

A nova lei também impõe à Secretaria Nacional de Trânsito (Senatram) a obrigação de enviar notificação eletrônica aos condutores comunicando-lhes o vencimento do prazo para a realização do exame toxicológico com 30 dias de antecedência. 

O motorista que não quiser realizar o exame toxicológico tem a opção de pedir o rebaixamento da categoria, voltando para a CNH B, que lhe dá o direito de dirigir veículo motorizado cujo peso bruto total não exceda a 3.500 kg e cuja lotação não exceda oito lugares, excluído o do motorista. Se for esse caso, o motorista deve fazer a solicitação antes de realizar o exame toxicológico, no portal do Detran de seu estado.  

 

Quem precisa fazer o exame? 

O exame toxicológico de larga janela de detecção verifica o consumo, ativo ou não, de substâncias psicoativas com análise retrospectiva mínima de 90 dias. Ele precisa ser realizado a cada 30 meses por motoristas das categorias C, D e E. 

É possível verificar a situação do seu exame por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). Atente-se aos prazos! 

 

Como usar a Carteira Digital de Trânsito (CDT)? 

  • Baixe e instale o app Carteira Digital de Trânsito (CDT) em seu smartphone; 
  • Faça seu login ou crie seu cadastro no sistema gov.br, caso ainda não o tenha; 
  • Cadastre os seus documentos no aplicativo; 
  • Usufrua dos benefícios oferecidos pela CDT. 

 

A identificação do uso de substâncias psicoativas é muito importante devido à grande responsabilidade desses profissionais e aos riscos inerentes à sua profissão. Por isso, não deixe de realizá-lo! 

 

Compartilhar notícia
Quer ser um cooperado?
Entre em contato conosco
Seja Cooperado
Fale Conosco
Atendimento das 7h às 22h, de segunda a sexta e das 8h às 20h sábados, domingos e feriados.
Chamadas internacionais: 55 47 3381 8740

Ouvidoria 0800 644 1100
Atendimento das 8h às 17h, de segunda a sexta
O Internet Explorer está sendo descontinuado.
Por favor, use outro navegador para acessar o site. Veja alguns navegadores que você pode utilizar:
logo-edge.png logo-chrome.png logo-firefox.png logo-opera.png