Acesse a conta on-line com mais praticidade no app Ailos
Abrir no Aplicativo

Fechar

Menu
Início do Conteúdo

[De olho no golpe] Aprenda a reconhecer sites e aplicativos falsos

Os pagamentos on-line estão – felizmente – cada vez mais comuns. Isso traz comodidade e agilidade a todos, que podem fazer transferências e quitar suas dívidas apenas com o celular em mãos, em poucos minutos. Por outro lado, isso também torna mais comuns os golpes digitais.

Quem nunca encontrou ou acessou um site suspeito, né? A principal dica é simples: não saia por aí clicando em tudo! Sempre fique atento a apps e páginas desconhecidas e confira tudo com atenção antes de acessar.

Como funciona o golpe?

Os golpistas criam diversos argumentos e situações fictícias – seja por mensagens ou anúncios on-line, por exemplo – para convencer a vítima a acessar links ou a baixar apps que roubem seus dados. Também é bem comum a criação de sites com compras falsas, que incentivam as vítimas a transferirem dinheiro ou pagarem boletos sem receberem nada em troca.

 

5 dicas para identificar sites e aplicativos falsos

1.Evite informar dados a sites sem “https” e o ícone de cadeado no link.

Essas são certificações de segurança digital, que garantem a maior proteção dos seus dados pessoais. O ícone de cadeado fica logo à esquerda do link, no topo do seu navegador, e o “https” irá aparecer (ou não) assim que você clicar no link. Mas fique atento: alguns sites tem o “http” logo no início, sem a letra S: esses sites também não são confiáveis.

2. O link tem algum erro? Provavelmente é um site falso!

Antes de tudo, veja se o link recebido tem algum erro de ortografia ou digitação. Sites de confiança costumam passar por um criterioso processo de criação e revisão, e dificilmente deixariam passar um erro tão óbvio em uma página tão importante. Além disso, confira se os complementos do link estão escritos corretamente – por exemplo: o site do Sistema Ailos é “www.ailos.coop.br”; se você receber o link substituindo o “.coop.br” por “.com.br” ou qualquer outra terminação, é um site falso.

3. Baixe apps apenas nas lojas oficiais.

Evite sites desconhecidos e baixe apps apenas nas lojas oficiais.

4. Ao baixar aplicativos, fique de olho no número de downloads, nas avaliações e no desenvolvedor do aplicativo

O número muito baixo de downloads, especialmente de aplicativos de grandes marcas, pode ser um indício de que o app é falso. Sempre confira a nota do aplicativo na loja e as avaliações de outros usuários, que podem indicar terem visto algo suspeito. Além disso, confira o desenvolvedor que criou o aplicativo: o desenvolvedor dos nossos apps é a Ailos, assim como o desenvolvedor do aplicativo de FGTS oficial é a Caixa Econômica Federal.

5. As imagens não carregam corretamente? Cuidado, pode ser cilada!

Claro, é muito comum as imagens de sites confiáveis eventualmente não carregarem – isso, inclusive, pode ser devido à velocidade da sua internet. Mas se isso ocorrer com muitas imagens ou com muita frequência, tome cuidado: pode ser um site falso, sem uma estrutura muito robusta.

Outra dica extra é evitar o uso de redes Wi-Fi desconhecidas e/ou públicas para efetuar transações financeiras; elas podem estar sendo monitoradas para roubar seus dados a qualquer momento.

Recebeu um link ou indicação de um aplicativo suspeito? Não acesse! E lembre-se: as Cooperativas do Sistema Ailos nunca publicam links em perfis alternativos nas redes sociais; utilizamos apenas os canais oficiais, que podem ser encontrados nos sites de cada Cooperativa.

 

Quer mais dicas de segurança? Leia também:

  1. Cuidado com o falso atendente!
  2. Veja como identificar se boleto é falso

 

Identificou algum site ou app suspeitos, relacionados à Cooperativa ou ao Sistema Ailos, ou tem alguma dúvida? Entre em contato com o seu Posto de Atendimento, mande um e-mail para notifique@ailos.coop.br ou ligue para o SAC 0800 647 2200.

Palavras-chave
Evite Golpes
Compartilhar notícia
Quer ser um cooperado?
Entre em contato conosco
Seja Cooperado
Fale Conosco
Atendimento das 7h às 22h, de segunda a sexta e das 8h às 20h sábados, domingos e feriados.
Chamadas internacionais: 55 47 3381 8740

Ouvidoria 0800 644 1100
Atendimento das 8h às 17h, de segunda a sexta
O Internet Explorer está sendo descontinuado.
Por favor, use outro navegador para acessar o site. Veja alguns navegadores que você pode utilizar:
logo-edge.png logo-chrome.png logo-firefox.png logo-opera.png