Acesse a conta on-line com mais praticidade no app Ailos
Abrir no Aplicativo

Fechar

Menu
Início do Conteúdo

O Open Banking é uma iniciativa do Banco Central que possibilitará o compartilhamento de informações sobre produtos e histórico financeiro das pessoas entre as instituições reguladas pelo órgão. Tudo isso de forma segura e apenas quando o dono da informação, ou seja, o cooperado, solicitar esse compartilhamento para finalidade e período específicos.

Seguindo a agenda do Banco Central do Brasil com o objetivo de aumentar a competitividade do Sistema Financeiro Nacional, o Pix chegou como um primeiro passo para a revolução, que é seguida pelo Open Banking. Ele permitirá que clientes de produtos e serviços financeiros liberem o compartilhamento de suas informações entre diferentes instituições autorizadas pelo Banco Central (o Sistema Ailos está entre elas), por meio de diferentes plataformas, não se limitando apenas ao App ou site da instituição.

 

De forma mais prática, significa:

– O cooperado/cliente é dono dos seus próprios dados e escolhe com quem, como e quando compartilhá-los.

– As instituições liberam acesso aos seus dados para outras instituições, de acordo com a sua escolha.

– Com essa abertura de dados, será possível escolher serviços de instituições diferentes. As instituições poderão, com seu consentimento, compartilhar suas informações para uma proposta de crédito mais aderente, por exemplo.

– Além disso, os serviços e produtos poderão ter características novas e diferenciadas, para proporcionar mais personalização e conveniência.

O Open Banking incentivará a inovação e o surgimento de novos modelos de negócio que oferecem uma experiência fácil, ágil, segura e conveniente.

Há uma expectativa do surgimento de inovações que possam facilitar a comparação entre os produtos de diferentes instituições, facilitando a escolha do que se adapta melhor à sua realidade.

O Open Banking acontece em 4 fases, veja abaixo:

 

Fique atualizado sobre o assunto, acessando a pagina: Open Banking

 

Para saber um pouco mais sobre o assunto, acompanhe nossas notícias e redes sociais que temos muito conteúdo para compartilhar. Você também pode acessar o site do Banco Central e saber tudo sobre Open Banking

Veja também o portal oficial: https://openbankingbrasil.org.br/

Palavras-chave
open banking
Compartilhar notícia
Quer ser um cooperado?
Entre em contato conosco
Seja Cooperado
Fale Conosco
Atendimento das 7h às 22h, de segunda a sexta e das 8h às 20h sábados, domingos e feriados.
Chamadas internacionais: 55 47 3381 8740

Ouvidoria 0800 644 1100
Atendimento das 8h às 17h, de segunda a sexta
O Internet Explorer está sendo descontinuado.
Por favor, use outro navegador para acessar o site. Veja alguns navegadores que você pode utilizar:
logo-edge.png logo-chrome.png logo-firefox.png logo-opera.png